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Assinando um documento com certificado digital e verificando sua validade

Atualizado há mais de um ano

1. Clique no botão ou link de assinatura enviado através do e-mail, WhatsApp ou SMS.

2. Ao clicar, será aberto no navegador padrão a página do documento para ser assinado.

3. Caso tenha um certificado digital físico instalado no computador, escolha a opção “computador”. Se for certificado em nuvem escolher a opção “nuvem”.

4. Para certificado digital instalado no computador é necessário instalar uma extensão do Chrome chamado WebPKI.


5. Instale a extensão seguindo os passos do navegador.

6. Se instalado com sucesso, mostrará a mensagem abaixo e em poucos segundos o site automaticamente te redirecionará para preencher os formulários com os dados pessoais automaticamente.

7. Preencha o formulário e clique no botão “próximo passo”.

8. Selecione o certificado digital e clique em “assinar documento”.

9. Pronto. Documento assinado com sucesso como certificado digital selecionado.

Dica: Caso queira verificar se aquele documento assinado digitalmente é válido, é necessário entrar no site https://validar.iti.gov.br/ , selecionar o arquivo assinado com o certificado digital e clicar em validar

Após clicar no botão, o site consegue identificar que é uma assinatura eletrônica QUALIFICADA, ou seja, o documento contém assinaturas válidas.

Caso tenha dúvida nessa ou outra funcionalidade, não deixe de entrar em contato conosco!

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